domingo, 10 de maio de 2009

FUNDAÇÃO DORINA NOWIL




PESSOAS ESPECIAIS...
FAZEM COISAS EXCEPCIONAIS


Você já pensou em alguém diferente? Especial? Realmente iluminada? Essa pessoa existe. E, no dia 06 de Maio, tivemos a felicidade de conhecê-la. Seu nome é Dorina Nowil. Fundadora da fundação para cegos que carrega seu nome ela ainda trabalha em nome da fundação. Perto de fazer noventa anos, Dorina irradia sua luz para aqueles que não querem enxergar o que podem fazer pelo mundo.
Foi de longe essa impressão que alguns de nós trouxeram do encontro com essa pessoa maravilhosa. Antes de nós encontrarmos com a Dona Dorina, conhecemos um pouco do trabalho e da história da fundação (http://www.fundacaodorina.org.br/).
Em seguida a senhora Tereza França de Oliveira, outro encanto de pessoa, nos apresentou as dependências da Fundação.
Fizemos um passeio pela gráfica da fundação, onde os livros em braile são editados e impressos. Há também um setor destinado aos livros falados, é fantástico.
Os alunos e professores ficaram abismados com a precisão do trabalho realizado também por cegos.
Bom, o passeio foi realmente motivador e deixou uma bagagem de conhecimentos enorme em cada um daqueles que estiveram lá.Para arrematar o dia fomos ao Shopping Ibirapuera e lá ainda passamos momentos deliciosos com aqueles que nos são raros, nossos amigos e companheiros. Agradecemos a todos que participaram e gostaríamos de dizer para aqueles que infelizmente não foram que podem acreditar que somos fundamentais para melhorar a vida do nosso semelhante.



2 comentários:

  1. Uma pessoa iluminada,Dorina Nowil.A viagem não só nos trouxe uma bagagem de conhecimentos mais também um pouco da alegria dessa guerreira que apesar de sua deficiência que já tem por mais ou menos 70 anos continua lutando por aqueles que são cegos através da fundação.

    A viagem foi d+,e aqueles que não foram só posso dizer que uma das pessoas mais especial e maravilhosa que eu já conheci foi a Dorina Nowil.

    Amanda França, 2ºB

    ResponderExcluir
  2. Nós alunos do 2D nao fomos conhecer a Fundação mas tivemos a esperiencia de saber como é ser cego através de uma "gincana" que a professora Gi nos proporcionou.Tampamos nossos olhos com uma venda e apenas com um guia e um pau de vassoura tivemos que nos locomover..
    Foi uma esperiencia que nos trouxe muita aprendizagem e acima de tudo nos mostrou como é dificil ser um deficiente..A sensação foi de vazio,escuridão,dependencia...
    E isso só serve para mostrar cada vez mais que devemos respeitar o proximo tenha ele qual deficiência for porque afinal somos todos seres humanos filhos de Deus...

    Jéssica Graziele Simionato 2D

    ResponderExcluir