quinta-feira, 2 de abril de 2009

Passando o dia sobre rodas

Você acha difícil comprar o lanche na cantina? E beber a água no bebedouro baixinho? Subir e descer os degraus para ir até a biblioteca? Pois imagine fazer tudo isso em uma cadeira de rodas. Os alunos dos 2º colégios estão vivenciando essa experiência. Você já deve tê-los vistos pela escola sendo conduzidos por seus amigos. Faz parte do projeto experimentar situações pelas quais os cadeirantes e outros deficientes passam no cotidiano.Após passar todo o período de aula em uma cadeira de rodas,os alunos relatam oralmente epor escrito as impressões que tiveram. Seria interessante que todos que passarem por essa vivência deixem registrado aqui neste post quais foram as sensações, dificuldades que experimentaram. Assim todos podem compartilhar das reflexões. Seja o primeiro.Estamos ansiosos para saber...

13 comentários:

  1. Na quinta-feira passei por essa experiência. Foi muito importante pra mim vivenciar isso. O mais impressionante é a reação das pessoas. Nos olharam diferente, alguns riam, outros vieram perguntar o porque de estarmos fazendo aquilo. Percebemos também que ficamos "de lado", meio que excluídos. Com toda a certeza será uma experiência única na vida. Espero que todos que tiverem oportunidade de passar por essa vivência, faça bastante proveito e tire lições pra vida toda.

    ResponderExcluir
  2. Gente estou amando o blog e esse depoimento da Bia está o máximoGostei.Parabéns Bia!
    Giane

    ResponderExcluir
  3. Na quarta feira passei pela experiência da cadeira de rodas. Foi uma sensação única. Um pouco de desespero e tristeza de pensar em pessoas q passam, ás vezes, a vida toda sentados na cadeira. As pessoas te olham diferentes, fazendo com que nos tornemos o "centro das atenções", mas depois, comessam a te deixar meio que de lado. Espero que todos passem por essa experiência, deixando dentro de si, um grande sentimento de generosidade e soliedariedade.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Lenise! Gostei do seu comentário.
    Giane

    ResponderExcluir
  5. Eu, Ana Paula Frizon, gostei muito dessa experiência de uma cadeirante, apesar do desespero e da vergonha que senti. Comecei a dar mais valor pelo simples fato de eu poder andar, pular, corre etc... E descobri que só tenho que agradecer a Deus por tudo!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria mesmo, é de agradecer as professoras Giane e Meire que poderam nos proporcionar essa vivência para que todos nos podemos enxerga o mundo com outras cores, outros formatos! Deixo aqui o meu sincero agradecimento a vocês, meus anjos da guarda!

    Helder Callegari Bertholo, 3º B

    ResponderExcluir
  7. Alunos do 2ºB, nessa semana vamos fazer a vivência sobre a cegueira.Todos se preparem.
    Giane

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Esse projeto de deficiencia é muito fantastico!!
    Pois assim cada um de nós, podemos ver e sentir na pele, como é a vida de um deficiente.
    Muitos nao dao importancia para as dificuldades vividas por essas pessoas, mais temos que ter muita consiencia, pois nunca saberemos o dia de amanha!!
    E toda essa experiencia faz com que sentirmos na pele, tudo o que eles passam no dia-a-dia, onde há muito preconceito e exclusao.
    Mas nao podemos de maneira alguma ve-los desse modo, e sim uma pessoa como nós, com um jeito especial e nao um jeito diferente!!

    Helen 2°c

    ResponderExcluir
  10. Eu Heloisa,tive a oportunidade de passar por essa experiência.Para ser sincera,no primeiro momento que vi as pessoas andando,não levei tão a sério.Mas depois dessa experiência já vejo com outros olhos.No primeiro momento,todos te dão maior apoio e atenção,mas depois te "deixam de lado".Na hora dos recreio as pessoas me olhavam com um jeito diferente,senti muita vergonha,muitos riam.Só depois dessa experiência comecei pensar melhor na vida e a dar valor no que tenho,pés,mãos,movimentos..
    e o mais importante,não precisamos de coisas materiais,mas sim das coisas mais simples que pra muitos são vistas como coisas inúteis.

    Heloisa 2ºA

    ResponderExcluir
  11. A vivência na cadeira de rodas,é muito bom pra aprender como se vive um cadeirante.É uma experiência que vale apena experimentar,pois vc ve e encontra as dificuldades que um dificiente físico sofre diariamente,tanto como ir ao banheiro,se mover e até mesmo com preconceitos.
    Esse projeto muda meu geito de pensar sobre mim mesma,pois as vezes tenho a ira de dizer que algo que não quero fazer é dificil ou até mesmo que sou inútil para fazer...e disso sempre levo a frase do projeto comigo:" Quem acredita sempre alcança!"


    Amei esse projetoo!!♥


    Naiara 2ºB

    ResponderExcluir
  12. Esse projeto me ensinou muitas coisas como dar valor a si propio, reclamamos de muitas bobagens em nossa vida como uma relação que não deu certo, uma falsa amizade, uma dor de cabeça, enquanto as pessoas que não andam tem tanta vontade de viver que não ligam pra os problemas pequenos são um exemplo de vida e isso nos ensina que a vida é feita pra viver não para ficar reclamando nossos problemas são pequenos que temos mãos que andamos que falamos que ouvimos, devemos agradeçer a Deus todos so dias por ter uma saude perfeita e mais sempre dar valor pra qualquer pessoa seja qual for seu problema, por que todas elas assim como agente tem sangue nas veias e sentimentos!

    Érica Albieri 2*B

    ResponderExcluir
  13. Eu fui a primeira a fazer a vivência,tirei liçoes pra vida inteira...Foi muio legal pois vc sente na pele o que os deficientes fisicos passam ,como preconceitos,exclusao....

    O projeto certamente mudou o modo das pessoas de pensar pois as vezes reclamamos muito da vida sendo que podemos andar temos saúde ou seja nao somos potadores de nenhum tipo de deficiencia,e akeles que realmente são deficientes nao reclamam...

    BeeijOS-**

    Amanda França ,2ºB.

    ResponderExcluir