sábado, 25 de abril de 2009

SENSACIONAL!!!

Nos dias 23 e 24 de abril tivemos a oportunidade de enriquecer nossa alma e nosso repertório de conhecimentos em um encontro fabuloso com o professor José Antônio Borges. O encontro, que já foi chamado de "Capacitação", nos mostrou o quanto somos capazes, enquanto seres humanos, de realizar uma série de atividades com o apoio da tecnologia. É claro que isso já era de nosso conhecimento, entretanto as capacidades que conhecíamos eram limitadas, pensávamos que as possiblidades chegavam até certo ponto. Descobrimos, mais uma vez, que "Quem acredita sempre alcança"...
Nesses dois dias foi possível conhecer o sistema de computação DOSVOX, criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . "O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho." (http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/).
Alunos da Escola Ephigênia, professores da Rede Municipal de Bariri e as professoras Giane e Meire, puderam experimentar as ferramentas do DOSVOX, além de conhecer outros programas criados pela mesma equipe da URFJ, o MOTRIX e o MICROFÊNIX.
O grupo ficou "estarrecido", segundo palavras do Profº Antônio, ao final do curso. Alunos emocionaram-se e sentiram-se ainda mais motivados a atuar na multiplicação das informações que adquiriram no encontro.
Também foi muito importante para todos a presença da aluna Andréia, estudante da Escola Idalina, cuja deficiência visual limita-a de realizar algumas atividades. Ela participou do encontro e alunos da Escola Ephigênia comprometeram-se a criar um grupo de estudo que, junto com Andréia, explorará as ferramentas do DOSVOX.
Para terminar, foi realmente uma recarga das baterias, todos sairam modificados, mais "plugados" com a ideia central do projeto que é colaborar na acessibilidade das pessoas deficientes e fazer parte de projetos que busquem a melhoria da qualidade de vida de todos.
Agora, vamos criar um espaço para compartilharmos nossas experiências. Deixem nos comentários deste post a sua mensagem, use e abuse da tecnologia para exteriorizar o que sente,o que pensa, o que deseja. Ah, não poderíamos deixar de registrar nossos sinceros agradecimentos ao professor Antônio, cuja colaboração para nossas atividades ele jamais poderá mensurar. Um abraço a todos e tchau, tchau.

5 comentários:

  1. Como é bom ver adolescentes aprendendo e se dedicando para descobrir mais para ajudar alguém.Realmente não dá pra mensurar.Um enorme abraço a essa pessoa iluminada que é o Prof.Antonio.Professor, obrigada por passar pelo nosso caminho e deixar essa terra toda semeada.
    Até mais, gente!
    Giane

    ResponderExcluir
  2. Foram dois dias em que emoção, cidadania e tecnologia se fundiram. O foi mais importante é que as pessoas que participaram compreenderam que a tecnologia pode realmente mudar a vida das pessoas com deficiência, e que é possível aplicá-la nas situações mais complexas, e completamente incapacitantes. Mas também ficou claro que cabe a cada um de nós tornar isso possível, através de nosso esforço, nosso conhecimento, e acima de tudo, acreditando que somos capazes de transpor o que parecia intransponível.
    Um abraço,
    Antonio Borges

    ResponderExcluir
  3. Foram dois dias muito interessantes, algo inexplicável e que todos aproveitaram muito, foi muito bom, o Professor Antonio sem dúvidas, é uma pessoa excelente.
    Abraços e valeu galera \o/
    Rafael =)

    ResponderExcluir
  4. Foii incríveeel ! *_* Adoreeeei mto, mtoo mesmo!

    ResponderExcluir
  5. É bom saber que existe pessoas dedicadas a esse trabalho tão bonito e cheio de recompensas e ensinamentos para a vida! Parabéns professoras Giane e Meire e Professor Antonio, vcs são especiais!
    To adorando esse trabalho voluntário! :D
    Abraço a todoos! ;)

    ResponderExcluir